Meditação

Meditação é uma prática milenar que por muito tempo foi vinculada exclusivamente às filosofias orientais. Os benefícios produzidos por essa prática fizeram com que a meditação transpusesse os interesses filosóficos e se tornasse objeto de estudos científicos. Hoje em dia existem muitos centros de pesquisa ligados a universidades que investigam seus efeitos no cérebro e na saúde em geral.

Praticante de meditação há muito tempo, resolvi ensinar meditação como instrumento coadjuvante de tratamentos médicos convencionais. Que iniciativa gratificante! Sem dúvida meditar é um poderoso instrumento de equilíbrio orgânico, da saúde física e psíquica do ser humano. E para meditar não precisamos ir a um lugar especial, só precisamos adquirir o hábito.

Pronto! Aqui surge um problema! Adquirir novos hábitos não é tarefa fácil. Mudar hábitos antigos, mais difícil ainda! Foi pensando nisso que organizei o grupo de meditação em meu consultório. Para que os encontros ajudem cada um a incorporar a meditação no seu dia-a-dia, até que não seja mais necessário esse estímulo. Para participar há o pré-requisito de assistir a uma palestra, em que é explicado como o cérebro e suas relações com o resto do corpo se modificam ao longo da vida, como os estados emocionais têm papel diretor nesse percurso, e como a prática da meditação pode organizar os circuitos cerebrais a nosso favor.

Para frequentar o grupo de meditação das quartas-feiras, com a assiduidade que desejar e pelo tempo que lhe convier, é necessário fazer o Curso Introdutório à Prática de Meditação. No curso abordamos noções de neurociências, psicologia e física quântica e são ensinadas várias técnicas diferentes de meditação, como a do Instituto de Medicina Mente-Corpo da Universidade de Harvard, a meditação zazen, meditações tibetanas, tântricas, meditação da raja yoga, meditação de sentimentos e meditação na ação. As diversas linhas para meditação apresentadas têm o intuito de auxiliar cada um a encontrar aquela que lhe seja mais fácil ou agradável.

Nossos encontros semanais são gratuitos, acontecem todas as quartas-feiras, das 21 às 22 horas. Os participantes são livres para adotarem a técnica que preferirem, pois nos interessa que cada um atinja os melhores níveis de sua meditação, em silêncio e recolhimento. Nosso grupo é eclético e não tem vínculo com nenhuma religião.

Inscrições para a palestra inicial com Lúcia, pelo telefone 5575.9357.

Veja também:

O que é meditação

Meditação na ação

Dia reservado à prática de alerta a mente

Entrevista feita com o jornalista Antônio Freitas da Jovem Pan. Janeiro de 2009

dra. denise menezes©